quinta-feira, março 08, 2007

Blog da Turma




Caros estudantes

Este blog está o máximo!

Acho que isso só aconteceu (e está ainda a acontecer e vai dar muito que falar), devido ao trabalho colectivo de todos os que quiseram participar no blog e aqueles que vão certamente aderir.

Em especial, não faz sentido não partilhar, com os outros colegas do mestrado, instrumentos informativos, pedagógicos e artísticos com tantas potencialidades para os seus trabalhos nas disciplinas e teses de mestrado, como o LibraryThing, os blogs, as aulas de Power Point interactivas e outros dispositivos da Web 2.0, aquela rede de amizades e cumplicidades que é feita para e por the rest of us, ou seja, o povo de alunos e profs, todos os utilizadores da Internet com meios mais escassos...

Além disso, em vez de o professor tomar um papel demasiado directivo e 'chico-espertista', as melhores boas práticas pedagógicas são aquelas em que se dá espaço para respirar aos estudantes. Mais um princípio pedagógico que não tem fim, acho...

E chegou o momento da grande auto-reflexão, ou ‘reflexividade’, como diria o Harold Garfinkel: o que é afinal o nosso blog, além do papel mais evidente de substitutir o Valium, o que já não é mau?
No fim de contas, isto é uma espécie de bébé, e precisa ainda de muitos cuidados. Mas está a crescer e, não tarda nada, vai acontecer uma crise de maturidade.

Para prevermos e ultrapassarmos essa nova crise que se avizinha sem muita confusão, ou melhor, com toda a com-fusão que possamos conseguir, mando algumas dicas para levantarmos um pouco a fasquia.

Este blog também começa a parecer uma espécie de grande jantarada, o que é óptimo, don't get me wrong. Mas, para não o reduzirmos só a uma grande sobremesa (os toblerones, os bolos de aniversário, etc., que funcionaram até como aperitivos, como o velho café e bagaço), talvez seja bom servir algumas sopinhas e, pelo menos, um prato principal do blog.

Desculpem a avalancha dos próximos posts, onde vou enviar algumas dicas nesta perspectiva pedagógica, mas o semestre está a acabar...

Por exemplo, pode ser útil, para todos, estruturar o blog por várias áreas de participação, que poderão ser, cada uma delas, corresponder a uma secção do blog, coordenada ou animada por uma ou várias pessoas.

As diversas secções ou e-modalidades artístico-pedagógicas do blog que se seguem podem dar ideias para trabalhos da disciplina Bibliotecas Digitais ou do mestrado.

And the winner is......!?
Já que o nosso blog merece um óscar, e na era de democracia digital para onde caminhamos, no final do ano, se todos estivermos de acordo, a turma vota quem foi o vencedor dos postings e dos comentários em cada modalidade artístico-pedagógica.

Outras ideias são benvindas. Vamos abrir (ou melhor, entreabrir cautelosamente) a caixa de Pandora na Educação Artística...

Sem comentários: