
Olá Ana
Saúdo o seu dinamismo, um questionário é uma óptima ideia, não só para colocar num blog como balanço, para o ‘medir’. Para além disso, um questionário, se serve para aprender algo sobre o seu blog, também pode ser útil para ensinar alguma coisa aos seus alunos. Se assim fôr, então trata-se de uma espécie de ‘questionário pedagógico’.
Acho que um bom professor, como um bom aluno, não devem ter medo de serem imaginativos, nas propostas que avançam nem nos nomes com que nomeiam essas propostas.
Um artista sem criatividade é como uma chamuça sem picante. A propósito, adoro chamuças, não quero é ficar com uma barriga daquelas, e o que eu disse antes era só para estimular a vossa imaginação, que me parece (mas posso estar enganado) muito mais rica do que se fôr exercida só sobre um único tema, mesmo se este tema é deveras delicioso, convenhamos. Aliás, os orientais até misturam doce com as comidas mais salgadas, ao jantar. Todas estas manifestações de criatividade, de cultura e de arte, coincidem com a nossa vida diária, que também é agri-doce, umas vezes mais doce, outras vezes mais agri. E não se esqueçam que aqui o Prof. fez uma tese sobre tascas, vinhos e comidas. Afinal, quem é que gosta de comer e de beber e é guloso, quem é? Nã, nan san só bócês, nã senhora... :))
Quanto ao questionário, que já nos esquecíamos do coitadito:
QUESTIONÁRIO
Iniciado em Fevereiro de 2007, o blogue ucelo.blogspot.com, tem com finalidade o apoio aos alunos das turmas I, L, e D do 11º ano, na disciplina de História da Cultura e das Artes. Pretendia-se um espaço virtual onde os alunos poderiam recorrer em complemento das aulas presenciais. Para que o projecto tenha continuidade e seja melhorado é necessária a sua colaboração. Deste modo agradeço que responda com sinceridade ao seguinte questionário.
1. Idade
15- 18
19- 20
+ 20
2. Turma
I
L
D
3. Sexo
F M
4. Alguma vez consultou o blogue
ucelo.blogspot.com?
Sim Não
Se respondeu Não, o questionário termina com a resposta à pergunta número 5.
Se respondeu Sim, avance para a pergunta número 6.
5. Nunca consultei o blogue ucelo.blogsopt.com, porque:
Não tenho net em casa
Não tenho conhecimentos de informática
Não tenho interesse
Outro:
6. Por semana, em média, quantas vezes
consultava o blogue?
1- 2
3- 4
+ 4
7. O blogue continha a informação
pretendida?
Raramente
Às vezes
Sempre
8. O blogue continha informação clara e
objectiva?
Raramente
Às vezes
Sempre
9.A consulta do blogue contribui para o
estudo dos conteúdos programáticos da
disciplina de História da Cultura e das
Artes?
Raramente
Às vezes
Sempre
10. Considera as imagens adequadas ao
texto?
Raramente
Às vezes
Sempre
11. A mudança da cor resultou de
conversas tidas com os alunos. Em seu
entender a mudança o aspecto do blogue:
Piorou
Indiferente
Melhorou
12. Para além dos conteúdos programáticos o blogue deveria focar outros assuntos?
Se Sim, quais?
13. Deixou algum comentário no blogue?
Sim
Não
Se respondeu Não, o questionário termina com a resposta à pergunta número 14.
Se respondeu Sim, o questionário termina com a resposta à pergunta número 15 .
14. Nunca deixei nenhum comentário no blogue ucelo.blogsopt.com, porque:
Não tenho net em casa
Não tenho conhecimentos de informática
Não considerei que algo merecesse comentário
Outro:
15. Quantos comentários deixou no
blogue?
1-3
4-6
+ 6
Comentários ao questionário acima:
De uma forma geral, está bem feito. Algumas sugestões:
Perguntas/Tipo de pergunta /comentários:
1. Idade: É uma pergunta fechada. Nestas questões, as categorias devem ser mutuamente exclusivas, o que é o caso no seu questionário, e que está correcto. Por exemplo, seria um erro colocar: ‘de 15 a 18’ e ‘de 18 a 20’. No entanto, convém, na medida do possível, prever intervalos iguais dentro das várias categorias.
3. Sexo: É uma pergunta fechada dicotómica, isto é, tem só 2 valores. O facto de colocar primeiro o género feminino não está mal, já bastam os séculos em que a gramática obriga a que as concordâncias dos plurais dos substantivos sejam feitas no masculino. Para mais ideias menos tradicionais e politicamente incorrectas, veja o manual metodológico, ‘The Tricks of the Trade’, do sociólogo da arte e tocador de jazz Howard Becker.
4. É uma pergunta-filtro, porque filtra as respostas seguintes.
5. É uma pergunta semi-aberta. Neste caso, não está explícito se se trata de uma ‘pergunta de escolha simples’, em que se colocaria entre parêntesis o seguinte: (escolha só uma opção). Ou se se trata de uma ‘pergunta de escolha múltipla’, em que se colocaria isto entre parêntesis: (escolha uma ou mais opções). O mesmo é válido para a pergunta 14.
6-11. São perguntas em escala. O facto de haver só 3 opções não está propriamente incorrecto. Mas se coloca ‘sempre’, também se deve prever o seu oposto ‘nunca’. Também ‘raramente’ deve ser completado com ‘muitas vezes’, o seu antípoda. Em suma, a escala completa, que teria 5 termos, seria: ‘nunca/raramente/às vezes/muitas vezes/ sempre’.
Do mesmo modo, uma pergunta aberta não seria demais, do estilo: ‘Nenhum projecto é perfeito, e é nossa intenção aprender com quem aprende. Que sugestões tem para melhorar este blog?’.
Espero que estes comentários sejam úteis também para outros estudantes, neste contexto ou noutro.
13 comentários:
Obrigada Professor!
Vou fazer as alterações sugeridas.(e tentar aplicá-lo antes das aulas terminarem)
quanto à "Um artista sem criatividade é como uma chamuça sem picante", confesso, nunca me tinha lembrado de semelhante coisa!...A minha depêndencia chocolateira só me permitia devaneios linguisticos do género: um artista sem criatividade é como chocolate light...ou brigadeiros feitos com leite de soja!
Olá!
Estou de volta do alentejo.. e aproveito para perguntar-lhe, professor, onde é que podemos consultar essa sua tese? :)
Em relação à chamuça sem picante e ao receio de ser imaginativo, aproveito para lançar aqui uma dúvida que gostaria também de debater consigo e com os colegas: Como é que nós conseguimos avaliar a pertinência de um tema de tese? Ou, no fundo, trabalhar para qualquer coisa com alguma certeza de que não estamos a escolher um pãozinho sem sal quando temos uma broa de milho bestial ao lado..? Esta tarefa está-me a sair mais difícil do que fazer uns pastéis de massa tenra... :)
Ou seja, temos tempo, temos materia prima, temos vontade, força e capacidade de trabalho. Como é que se optimiza a escolha, que deverá ser também motivo de paixão?
Momento mais agri...
Pegando nas palavras da Cristina...estou a sentir-me como o Nuno Gomes a correr com a bola mas sem saber exactamente qual é a baliza do adversário...
Lindo, Ana! É mesmo isso.
E em vez de duas temos, assim, várias balizas... verdade? Umas que parecem ter rede, outras que nem se vê o fundo, que por certo deve estar algures lá loooooooooonge....
pois...e uma pessoa não se pode por a fazer muitas fintas...tem que chutar com o pé que tiver mais à mão!
2-1 Beeeenfica!
espero daqui a 45 minutos não me arrepender de ter gritado!
Olha, por acaso não tens a lista das teses dos alunos do primeiro mestrado? Acho que nunca a recebi...
*
Eu tenho a lista
Vou enviar por e-mail :)
"amanda" tb para mim sff
Adoro esta noção de conversa "em tempo real" aqui no blog! (Com um ligeiro delay, vá...)
:)
tou tão emperrada...não consigo escrever! só me sai senso comum e...nonsense at all!
ainda bem que "bóceses" existem!
obrigada!
vou enviar para ti também!
Mas o que é que vocês fizeram ao e-mail?!!!
Mas eu tenho cara de vossa mãe, ou quê?!!! :p
Sai mais um e-mail com teses do ano passado... ;)
mamã polly pocket já enviou por e-mail :p
Há alturas que este blog é o supra-sumo da interactividade... qual msn!
Viva o blog da turma!
Viva!!!
Eu acho que não o recebi, mamã, pá! :)
Mas obrigada!
Amanhã lá estaremos...
*
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