terça-feira, abril 10, 2007

Blog da Carla



















Como já é de conhecimento público entre os blogueiros da turma, a Carla tem um novo blog, em http://www.visit-arte.blogspot.com/!Link
Este blog vem juntar-se àqueles já produzidos na nossa dinâmica comunidade virtual. Estou tão orgulhoso dos meus minino(a)s!

Neste blog, existe uma dinâmica entre diversos tipos de obras de arte (fotografia, pintura, etc.) e a arte da citação (remeto os mais curiosos para um artigo que escrevi em 1999 sobre a Sociologia da Citação, na revista Atalaia, pp. 83-101).

As fotografias que a Carla introduziu conversam admiravelmente com o seu visor ou vedor (não gosto da palavra ‘espectador’, é demasido passiva).

Numa delas, quem é a obra de arte, a estátua ou a criança, ou o par tecido pelas duas?

Noutra, os dois homens arvoram-se em árvores?

E o que representa a sardinha, outro corpo?

A cadeira é a dona da mulher que se acocora aos seus pés (da cadeira)?

No quadro do Amadeu, o bigode de cima é menos importante do que a sobrancelha de baixo? Estes 2 elementos de argumentação visiva, com a gravata, definem 3 pontos de fixação da visão para o vedor de arte, aquilo que Roland Barthes, nas suas análises de semiologia do visual em geral, e da fotografia em particular, concretamente no seu livro ‘A Câmara Clara’, chamava o ‘punctum’.

Aliás, no outro Blog ‘Silenciar o silêncio’, a Cãmara Carla, perdão, a Clara Carla, desculpem, a Carla, usa também fotografias em contraponto a citações e poesias. As fotografias mostram-se aqui quase um cinema mudo, em belas sequências.

Em ambos os blogs, as fotografias são muito corpóreas, em sintonia com as actividades e interesses da Carla, principalmente a dança.

Para além disso, os links são parte importante num blog. Como disse na aula, os primeiros blogs do mundo não tinham posts, mas links, cf. o blog Scripting News, desde Abril de 1997, criado por Dave Winer: http://scripting.com). E o blog da Carla também cita os outros blogs dos colegas. Assim, há verdadeira partilha e participação colectiva!

Sem comentários: